Páginas

Seja Bem Vindo!

"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência. (Aristóteles)






domingo, 25 de abril de 2010

ESTREIA NOVO ESPETÁCULO

No dia 05 de Junho/2010, estreia o novo espetáculo do Grupo de Teatro Wankabuki: Severina. A peça é uma re-montagem de Morte e Vida Severina, texto de João Cabral de Melo Neto adaptado por Valdete Sousa. A proposta desta montagem é trazer as personagens que se destacaram na montagem anterior, realizada no ano de 2004, além de mostrar o teatro por trás dos bastidores: as personagens e os atores em cena ao mesmo tempo. O público poderá visualizar o momento em que a personagem se instala no palco através da encenação do ator.
A obra de João Cabral, conta a trajetória de Severino que sai do sertão em busca de vida, rumo ao litoral. Enquanto mostra a história de Severino, também pode se ver a história de tantos outros, também Severinos. O espetáculo retrata, ainda, a seca nordestina e suas várias facetas, criando um clima em que a fome e a miséria imperam sobre todas as coisas.
A linguagem utilizada em cena é também seca voltada para os sentimentos dos personagens que de certa maneira são todos Severinos dentro da mesma realidade social. Por isso, a falta de nominação em todos eles, designados apenas de ator I, II, III, a Velha, a Cigana, a Lavadeira, entre outros inominados que dividem a “sina” do ser Severino. Além disso, a peça coloca o ator como matéria central do espetáculo, abolindo o cenário, e explorando o máximo das expressões dos artistas.
O elenco é composto por Layson Hickmann, Lu Rodrigues, Núbia Rodrigues, Shely Lisboa, Valdete Sousa e Zane Costa, sob a direção de Valdete Sousa. A iluminação e a sonoplastia fica por conta do grupo.


Evento:

Espetáculo Severina
Dia 05 de Junho de 2010
Na Casa de Cultura (antigo Centro de Treinamento) atrás do La Varanda
Às 20h30min
Ingressos: R$ 10,00(estudante paga meia)

Um comentário:

  1. vamos fazer um intercambio? voce vem e eu vou...rsrsrs

    ResponderExcluir

Comente as nossas postagens, participe do blog!

Obrigado por visitar a página!

O grupo de Teatro Wankabuki surgiu na Universidade Federal de Rondônia, em agosto de 2003, começaram as reuniões aos sábados no auditório da Unir.O primeiro espetáculo montado pelo grupo foi Morte e Vida Severina uma adaptação do texto de João Cabral de Melo e Neto, feita por Luiz Antônio de Araújo.Em seguida, o grupo montou A Lenda da Ecologia texto do Prof. Oswaldo Gomes que estreou em 20 de julho de 2005. A peça participou do Festival de Teatro Coração de Rondônia, no município de Ji-paraná em agosto desse ano.Em 2006 são montados mais dois espetáculos: Vai, Carlos! Ser Gauche na vida que estréia em 07 de abril e Tragédia no lar apresentado pela primeira vez na escola Wilson Camargo para os alunos do período noturno. Os dois espetáculos são adaptações das poesias, respectivamente, de Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves. Em 2009, estreia Perdidos na Floresta texto de Antero de Sales e o grupo inicia os trabalhos para se institucionalizar, em janeiro de 2010, o grupo de Teatro Wankabuki consegue seu registro, com a Razão social de ATEW - Associação de Teatro e Educação Wankabuki.







Quem sou eu

Minha foto
Lacunas que a vida não completa, são como obras esperando ser escritas, preenchidas...