Páginas

Seja Bem Vindo!

"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência. (Aristóteles)






domingo, 5 de setembro de 2010

8º Encontro de Artistas em Ariquemes

Reuniram-se neste dia 04 de setembro, artistas de vários seguimentos das artes, no município de Ariquemes, para discutir os rumos do SATED – Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões. Esteve presente o presidente do SATED Firminetto Mendes, os delegados e representantes do sindicato dos municípios.

O encontro teve como objetivo discutir os rumos da cultura no estado, escolher novos delegados e representantes do SATED, além de discutir a função e o papel do Sindicato junto à classe artística. Estiveram presentes, também, artistas de alguns municípios do estado: Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes e Rio Crespo.

O presidente do Sindicato, Firminetto Mendes, falou sobre a importância dos artistas do estado reunirem-se para exigir os direitos que lhes são devidos, para discutir suas ações, para buscar qualificação e para planejar os rumos da cultura. Firminetto demonstrou ainda, sua preocupação com a nova geração de artistas que surge, despreocupada com a política cultural e com a qualificação artística. E de forma veemente repudiou àqueles que não acreditam na cultura local e não investem nos artistas do estado.

Firmineto Mendes e Sueli Rodrigues - atriz, diretora e produtora cultural a mais de 18 anos em Rondônia – durante a manhã e a tarde reforçaram a importância da qualificação profissional para o artista, da regularização da atividade artística através da DRT – Delegacia de Regional do Trabalho e da sindicalização da classe.

Ao final da reunião, foi montado um documento com doze propostas retiradas entre os artistas presentes a ser enviado para o governo do estado. Estas propostas trazem os anseios da classe artística, dentre esses anseios temos a criação de políticas públicas para o estado e a realização de cursos com formação continuada em diversas áreas das artes.

Após a reunião, todos os artistas presentes fizeram uma visita à construção do Teatro Municipal de Ariquemes, o Engenheiro responsável pela obra conduziu os artistas a todos os ambientes explicando cada detalhe da casa de espetáculos que possui salas para realização de oficinas, salas para ensaios, recepção, salas administrativas, quatro camarins e toda a estrutura necessária a um bom teatro.
Clique e veja as fotos do evento

Um comentário:

  1. vcs estão de parabéns. gostaria que acessem o meu blog cia.deartesemonologoschequito.blogspot.com ou o nosso twitter @CiaArtesChequit sigam...

    ResponderExcluir

Comente as nossas postagens, participe do blog!

Obrigado por visitar a página!

O grupo de Teatro Wankabuki surgiu na Universidade Federal de Rondônia, em agosto de 2003, começaram as reuniões aos sábados no auditório da Unir.O primeiro espetáculo montado pelo grupo foi Morte e Vida Severina uma adaptação do texto de João Cabral de Melo e Neto, feita por Luiz Antônio de Araújo.Em seguida, o grupo montou A Lenda da Ecologia texto do Prof. Oswaldo Gomes que estreou em 20 de julho de 2005. A peça participou do Festival de Teatro Coração de Rondônia, no município de Ji-paraná em agosto desse ano.Em 2006 são montados mais dois espetáculos: Vai, Carlos! Ser Gauche na vida que estréia em 07 de abril e Tragédia no lar apresentado pela primeira vez na escola Wilson Camargo para os alunos do período noturno. Os dois espetáculos são adaptações das poesias, respectivamente, de Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves. Em 2009, estreia Perdidos na Floresta texto de Antero de Sales e o grupo inicia os trabalhos para se institucionalizar, em janeiro de 2010, o grupo de Teatro Wankabuki consegue seu registro, com a Razão social de ATEW - Associação de Teatro e Educação Wankabuki.







Quem sou eu

Minha foto
Lacunas que a vida não completa, são como obras esperando ser escritas, preenchidas...