Páginas

Seja Bem Vindo!

"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência. (Aristóteles)






quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dramaturgia do Ator em Vilhena

SESC/RO oferece oportunidade de aprendizado para atores do interior de Rondônia.

O Oficineiro Luciano Matricardi e o ator Elieldo Paes

 Iniciou por Vilhena/RO o projeto SESC Dramaturgia - Leituras em Cena/2015, que pretende oferecer formação para atores em Rondônia. O profissional escolhido pelo SESC na primeira edição do ano é Luciano Matricardi, ator e pesquisador que investiga questões relacionadas à antropologia e teatro, manifestações tradicionais e religiosidade. É formado em Artes Cênicas pela UEL(Universidade Estadual de Londrina) e Mestre em Artes Cênicas pela Unirio. A Oficina oferecida, Dramaturgia do Ator é resultado de sua pesquisa de mestrado sobre a noção de performer em Jerzy Grotowski e das experiências vivenciadas durante a residencia artística no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, na Itália, através do edital do Ministério a Cultura Conexões Cultura Brasil Intercâmbios.

A oficina aconteceu de 28 de abril a 02 de maio, com cerca de 25 alunos e segue para Ji-Paraná que será de 04 a 08 de maio. Durante os cinco dias de oficinas foram desenvolvidos exercícios que exploram o trabalho do ator sobre si, a ação do ator em cena e novas possibilidades corporais. Mais que uma simples oficina, Luciano trabalhou individualmente cada ator, levando-os a descobrir novas formas do fazer teatral. Tainá Sousa Oliveira, de 16 anos, afirma que "Durante a oficina aprendeu novos exercícios que a fizeram pensar sobre criação de performances utilizando melhor o corpo na cena",

O SESC/RO oferece  duas vezes ao ano oficinas de formação aos atores de Vilhena e outras cidades do Estado. O ator e jornalista Dennis Weber enfatiza que "Acredito que todo conhecimento é bem vindo. No caso da oficina do Luciano, já conhecia algumas das técnicas repassadas por ele, mas a oportunidade de revisitá-las com a perspectiva de  ensino que ele aplica foi mais proveitoso".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente as nossas postagens, participe do blog!

Obrigado por visitar a página!

O grupo de Teatro Wankabuki surgiu na Universidade Federal de Rondônia, em agosto de 2003, começaram as reuniões aos sábados no auditório da Unir.O primeiro espetáculo montado pelo grupo foi Morte e Vida Severina uma adaptação do texto de João Cabral de Melo e Neto, feita por Luiz Antônio de Araújo.Em seguida, o grupo montou A Lenda da Ecologia texto do Prof. Oswaldo Gomes que estreou em 20 de julho de 2005. A peça participou do Festival de Teatro Coração de Rondônia, no município de Ji-paraná em agosto desse ano.Em 2006 são montados mais dois espetáculos: Vai, Carlos! Ser Gauche na vida que estréia em 07 de abril e Tragédia no lar apresentado pela primeira vez na escola Wilson Camargo para os alunos do período noturno. Os dois espetáculos são adaptações das poesias, respectivamente, de Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves. Em 2009, estreia Perdidos na Floresta texto de Antero de Sales e o grupo inicia os trabalhos para se institucionalizar, em janeiro de 2010, o grupo de Teatro Wankabuki consegue seu registro, com a Razão social de ATEW - Associação de Teatro e Educação Wankabuki.







Quem sou eu

Minha foto
Lacunas que a vida não completa, são como obras esperando ser escritas, preenchidas...